Túneis

Túneis
Apresentação

A utilização do Concreto Projetado Por Via Úmida Fluxo Denso para revestimento de túneis e galerias tem sido cada vez mais frequente devido ao avanço dos métodos de aplicação e controle do concreto, razão pelo qual o Concreto Projetado se destina desde o revestimento primário até o revestimento definitivo, substituindo o método tradicional de revestimento final em concreto moldado in loco.

Empregado nos casos de túneis em solo quanto em rocha, o Concreto Projetado é útil sempre que houver a necessidade de conter o maciço em curto prazo. Já em métodos não destrutivos como Tunnel Liner, onde o perímetro do túnel é estruturado com segmentos de aço corrugado, o Concreto Projetado é aplicado para prevenir o desgaste precoce ou estender a vida útil das estruturas corrugadas.

Através de um processo contínuo de projeção de concreto sobre o substrato impulsionado por bomba sob pressão, o Concreto Projetado permite que todo o processo ocorra com velocidade controlada de modo que no momento da aplicação o impacto do concreto sobre a superfície promova sua compactação sem a necessidade de vibradores, resultando numa superfície de alta compacidade e resistência. Além disso, devido a sua rápida execução o Concreto Projetado dispensa procedimentos como montagem e desmontagem de fôrmas.

Concreto Projetado por Via Úmida Fluxo Denso

O Concreto Projetado Por Via Úmida Fluxo Denso é definido como o transporte de concreto usinado, bombeado através de tubulações e mangotes em alta pressão através de bomba hidráulica. Neste sistema, o ar comprimido é incorporado somente na ponta do bico de projeção de modo a causar o efeito spray. Ao contrário do Concreto Projetado por Via Seca, o concreto já vem da usina preparado com a correta dosagem e fator A/C e se mantêm constante durante todo o período de aplicação, uma vez que o mangoteiro não é responsável pelo controle e dosagem de água, garantindo assim a resistência e as propriedades do material especificadas em projeto. Além disso, a alta pressão de lançamento do concreto contra a superfície de projeção garante uma elevada compacidade e homogeneidade, além de uma baixa reflexão. O sistema inovativo de projeção por via úmida fluxo denso garante uma elevada produtividade (até 30 m3/dia) e rapidez de execução, podendo ser utilizado em obras de pequena e grande complexidade com uma ótima relação custo-benefício.

Aplicação

A projeção de concreto por via úmida fluxo denso pode ser realizada diretamente contra o substrato, estando previamente preparado e limpo de impurezas. Em solos suscetíveis a umidade, pode-se ainda instalar antes da aplicação do concreto projetado um sistema de drenagem (barbacãs ou fitas/mantas de dreno).

Para evitar trincas de retração no concreto, deve-se instalar telas de aço eletrosoldada que podem ser fixadas diretamente no substrato. Em alguns casos, pode-se substituir as telas de aço por fibras de aço ou fibras sintéticas, adicionadas diretamente ao concreto antes da projeção. Também é possível adicionar aditivos (super e hiper plastificantes, impermeabilizantes, etc.) e binder (pozolana, fly ash, etc.) a mistura, de modo a se obter um concreto de alto desempenho.

Devido a sua alta compacidade e baixo slump, o concreto pode ser aplicado tanto em superfícies verticais quanto horizontais, permitindo a concretagem de teto de túneis e galerias.

O acabamento pode ser executado imediatamente após a execução através de diversas formas e colorações (adição de pigmentos a mistura). Pode ser rústico (chapiscado), sarrafeado, desempenado, filtrado (com bloco de espuma) ou texturizado.

Benefícios
  • Rapidez de execução;
  • Melhor desempenho estrutural;
  • Maior produtividade;
  • Elevada compacidade;
  • Excelente aderência no substrato;
  • Baixa reflexão (5% na superfície vertical e, até 20% na horizontal);
  • Ótima relação custo-benefício.