A execução de piscinas em concreto armado garante uma elevada durabilidade estrutural, baixa manutenção ao longo de sua vida útil, maior versatilidade de formatos e tamanhos, além de uma grande variedade de acabamentos. A utilização da tecnologia de projeção de Concreto Por Via Úmida Fluxo Denso garante um desempenho estrutural superior, com redução de problemas relacionados à estanqueidade devido às juntas frias, bicheiras causadas por má compactação do concreto e formação de fissuras devido a traços inadequados.

O Concreto Projetado Por Via Úmida Fluxo Denso é definido como o transporte de concreto usinado, bombeado através de tubulações e mangotes em alta pressão através de bomba hidráulica.
O grande diferencial do Concreto Projetado Por Via Úmida Fluxo Denso está na forma de aplicação e no traço do concreto, que já vem da usina preparado com a correta dosagem e relação A/C, que não alteram as propriedades do concreto durante o seu lançamento, garantindo, assim, a resistência e as propriedades do material especificadas em projeto. O ar comprimido é adicionado na ponta do mangote somente para garantir o efeito “spray”. A elevada velocidade de lançamento garante uma alta compacidade, homogeneidade e uma ótima aderência ao substrato, reduzindo a reflexão e o desperdício em obras. A utilização de bomba hidráulica a pistão permite uma elevada produtividade final(até 30 m3/dia). Além disso, o traço característico do concreto projetado por via úmida fluxo denso garante uma menor permeabilidade e um maior desempenho estrutural.
Para a projeção de concreto é necessário somente um anteparo na superfície de aplicação. Não é necessária a execução de dupla-fôrma. Em piscinas enterradas sob solos coesivos, pode-se executar a projeção diretamente contra o terreno, após a escavação e fixação da armadura. Em piscinas elevadas ou em solos de baixa coesão (arenosos), a projeção é executada contra um anteparo (fôrma de madeira ou metálica).
Com isso, obtém-se uma sensível economia de materiais e redução de desperdícios na obra, além de uma diminuição do tempo de execução.
A projeção de concreto pode ser realizada em estruturas reforçadas com barras de aço ou telas eletro soldadas. É possível adicionar fibras de aço ou sintéticas para controle de fissuração durante a hidratação do concreto e ao longo da vida útil da estrutura, além de aditivos (super e hiper plastificantes, impermeabilizantes, etc.) e aglomerantes (pozolana, escória de alto forno, etc.), de modo a se obter um concreto de alto desempenho ou impermeabilizante, garantindo uma elevada durabilidade e a estanqueidade da estrutura.
A aplicação pode ser realizada em superfícies curvas ou retilíneas, seguindo o formato da piscina. Além disso, o acabamento (sarrafeado ou desempenado) é feito imediatamente após a projeção de concreto, deixando a superfície pronta para receber o revestimento, que pode ser feito em vinil, azulejos, pastilhas de vidro e de porcelana ou qualquer outro material cerâmico. Dessa forma, não é necessária a execução de camada de regularização após a concretagem.
Outra importante vantagem do concreto projetado é que todas as instalações elétricas e hidráulicas(skimmers, lâmpadas subaquáticas, fios elétricos e tubulações de aspiração e retorno) são feitas antes da projeção de concreto, garantindo o correto recobrimento das tubulações e a estanqueidade nas zonas de contato entre o concreto e as instalações.
- Rapidez de execução, garantindo maior produtividade;
- Controle da relação água/cimento;
- Baixa reflexão;
- Redução de juntas frias;
- Maior durabilidade e desempenho estrutural;
- Elevada compacidade;
- Limpeza e baixa interferência;
- Economia de materiais.